terça-feira, 24 de julho de 2012

Suco natural

Uma constante universal é a inconstância de um suco natural. 

Chegamos a um estabelecimento, olhamos o cardápio e, depois de um sem número de conjecturas e elocubrações a respeito do que pedir para comer, para beber a escolha é certa: o suco natural, "me vê um suco de laranja por favor".

É na ilusão e promessa de tentativa de delícia, com seu frescor e levemente adocicado sabor, a espuminha em cima e as pedras de gelo, que não poderíamos nos equivocar mais. Na verdade, não sabemos até que ponto podíamos estar certos a respeito disso.

É muito simples. A cada pedido o suco natural é um, não há um padrão. O que acaba acontecendo? De duas uma: ou somos positivamente surpreendidos, ou ficamos irritados com a iminente (e porque não, eminente) frustração com o malfadado suco.

É preciso superar essa dicotomia entre a aparência e essência e chegar a uma síntese, disponível nos melhores estabelecimentos, do que seria um bom suco natural. 

A despeito das limitações objetivas e idiossincrasias de cada safra de laranjas (ou da fruta que preferir), alcançar a constância do suco natural é um objetivo maior dentre tantas constantes desagradáveis em nosso cotidiano.


7 comentários:

Renata Menezes disse...

A minute maid tentou padronizar e criou aquele suco de caixinha "Laranja Caseira", que é pior do que qualquer suco de laranja natural que você tenha tomado na vida, exceto se você comprou na lanchonete do aeroporto de Guarulhos, que cobra 5 reais por um suco péssimo feito numa máquina da Nasa.

Diego Fernandes disse...

O Laranja Caseira é fino, eu gosto. Mas então, o suco de caixinha é padronizado pelo menos, não tem surpresa, se você gosta gosta, se não gosta, já nem compra. Não tem muito o q possa dar errado.

Renata Menezes disse...

Ê mau gosto, hein, meu filho. Pééééssimo aquele suco.

Arthur De Lio disse...

Mas o Suco de Caixinha não é natural.

Não adianta padronizar a safra da laranja. Não tem como, por vários motivos. Um deles é que somos os mega exportadores de laranja... então todas as laranjas boas, são vendidas baratas pros outros países. As estragadas ficam pra gente, vendidas a preço médio. E as boas que ficam, são vendidas a preço "de exportação", bem mais caro.

E sempre depende da mão do cara. Quanto colocou de água, de suco, de açúcar e de amor.

Na dúvida, repito, suco de morango com leite. O leite conserta tudo.

Makoto disse...

O problema do suco natural nos estabelecimentos é que às vezes você se atreve a mudar e o arrependimento bate. Esses dias pedi um suco de abacaxi. Que decepção!

Pedaços enormes de abacaxi que entupiam o canudo... =(

Diego Fernandes disse...

É então, nunca se sabe o que pode acontecer e é esse o problema. Eu não disse pra padronizar a safra, eu disse que seria legal se o modo de preparo fosse uniformizado, para estabilizar esse empreendimento tão arriscado de se investir.

Filósofo da zona. disse...

Quer moleza toma sopa de minhoca meu filho.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

Sobre a Vida, o Universo, o Comportamento e tudo mais... © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates