sexta-feira, 25 de abril de 2014

Um pastel com Skinner


Outro dia numa esquina por aí do outono bauruense, um jovem estudante de jornalismo da UNESP encontrou o psicólogo B. F. Skinner com um pastel de carne na mão direita e um copo de caldo de cana na esquerda. 

O rapaz foi gentilmente recebido pelo bom velhinho e ficou muito contente pela oportunidade de conversar com um dos mais importantes cientistas do século XX, mas ao mesmo tempo perdido em meio à infinidade de coisas que gostaria de perguntar. Segue um trecho retirado de suas anotações:

"Skinner, o que você acha de um país como o Brasil, em pleno século XXI, ter um Código Penal que data de 1940/42,filhote de uma ditadura alinhada em vários aspectos com o fascismo?"

"Regra são descrições de contingências de reforçamento vigentes em um dado ambiente. São também uma importante forma de transmissão de práticas culturais, possível graças ao advento do comportamento verbal; ao mesmo tempo, sabemos que os sujeitos cujo comportamento é predominantemente dominado por regras possui uma certa tendência a se tornar insensível às contingências atuais. No caso da jurisprudência, é conhecido o fato de que leis sobrevivem muito tempo depois da mudança das relações sociais que descreviam, e portanto deturpam o controle social existente"

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

Sobre a Vida, o Universo, o Comportamento e tudo mais... © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates